Avicultura: conheça os kits que podem melhorar o desempenho da sua produção!

Cuidar da qualidade da água é essencial em qualquer segmento de produção, mas hoje vamos nos aprofundar mais no setor de avicultura. Isso porque, de acordo com o diretor técnico da Alfakit, Léo de Oliveira, o padrão de qualidade exigido para água destinada ao consumo das aves é semelhante ao padrão estabelecido para o consumo humano, devendo possuir qualidade física, química e microbiológica.

Você deve saber que as aves ingerem mais água do que ração, deste modo, se você é um produtor no setor de avicultura, não pode abrir mão do controle da qualidade da água que é consumida por esses animais. Afinal, a água com contaminação microbiológica pode comprometer a saúde da sua criação que, por sua vez, pode reduzir a produção. A restrição hídrica (VIOLA, 2009) é um dos motivos que mais causam a queda do desempenho na avicultura.

Em tempo, também deve-se lembrar da importância da qualidade da água não só para o consumo das aves, mas também levar em consideração sua importância como insumo que permite a limpeza, manejo para a vacinação e desinfecção dos ambientes dentro do aviário.

Quanto às formas de análise, você pode conferir nosso blog sobre a importância da análise da água nos aviários, nele você pode encontrar respostas sobre como realizar a análise e com qual frequência elas devem ser feitas.

Conheça o melhor produto para realizar o controle de qualidade da água

 

Entre os equipamentos da Alfakit mais indicados para avicultura, podemos citar o “Kit do Produtor”. Esse kit é indicado para produtores com pouco ou nenhum conhecimento técnico, isso porque o kit oferece facilidade na coleta e na análise da amostra por ter um método simples e prático. Além disso, possui um baixo custo de investimento, permitindo que você mantenha a qualidade da sua criação.

Esse equipamento é completo, satisfaz as necessidades da rotina do produtor de avicultura e analisa os seguintes componentes: cloreto, cloro livre, dureza total, ferro, nitrogênio amoniacal, pH e temperatura.

Se você está se perguntando sobre o motivo do equipamento analisar a temperatura da água, nós respondemos: as aves não possuem glândulas sudoríparas, estas são responsáveis pela dispersão do calor corporal, dessa forma, consumir água fria auxilia no controle da temperatura. O conjunto de substâncias analisadas pelo kit é essencial para que se evite o aparecimento de complicações como pododermatite e de doenças respiratórias nas aves.

O Kit Técnico, como o nome anuncia, foi desenvolvido para atender as demandas mais específicas de um técnico. O produto pode analisar: alcalinidade total, cloreto, cloro livre, dureza total, ferro, nitrogênio amoniacal, nitrato e nitrito, sulfato, pH e temperatura.

Ambos os kits possuem maleta para transporte, o kit para produtor vem acompanhado dos seguintes itens: termômetro 0 ºC a 70 ºC, reagentes para 100 testes de cada parâmetro, seringa coletora (para coleta em diferentes profundidades), cubetas para leitura, cartelas colorimétricas para comparação visual em material resistente, informações de segurança, manual de instruções e outros acessórios.

No Kit Técnico é possível encontrar: maleta para transporte, termômetro de 0 ºC a 50 ºC, reagentes para 100 testes de cada parâmetro, mini-garrafa coletora, cubetas para leitura, seringas pré-calibradas para titulação, cartelas colorimétricas para comparação visual em material resistente, informações de segurança, manual de instruções e outros acessórios.

Quer adquirir um desses kits e garantir o melhor desempenho para a sua produção avícola? Então, acesse o site e fale com nossos consultores para saber tudo sobre os produtos elaborados com máxima qualidade pela Alfakit.

Assine nossa Newsletter
Compartilhe nas Redes
Artigos relacionados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram