Entenda como funciona a análise de água por cor real e aparente

Você realiza análise de água em seu laboratório, na sua produção de aquicultura ou no tratamento de água? Então, com certeza precisa saber a diferença entre a análise de cor aparente e a análise de cor real, além de ter em mente qual é a importância dessa análise. A Alfakit irá explicar cada detalhe para você.

 O que é e para que serve a análise de cor aparente?

O método análise de cor aparente é um tipo de análise de água utilizado para avaliar a potabilidade da água com a presença de partículas em suspensão, uma vez que, geralmente, as propriedades físicas de cor e turbidez costumam estar associadas entre si. Apesar disso, é preciso ter em mente que também é possível encontrar águas naturais em que há muita cor e nenhuma turbidez, e vice-versa. 

A cor pode ser gerada por microorganismos e metais, como: ferro manganês, plâncton e outros tipos de partículas que conseguem absorver determinados comprimentos de onda. O limite permitido, de acordo com a portaria de consolidação, é de 15 uH (unidades Hazem), sendo que 1uH é equivalente à mg/L Pt-Co.

A cor muito intensa pode não estar associada a alta turbidez da água, porém ela pode criar subprodutos chamados de trihalometanos (thm), que são cancerígenos. Para ter a percepção da cor sem as partículas em suspensão, é preciso realizar a análise de cor real. Diferente da análise de cor aparente, é preciso que a água passe por um processo de retirada da turbidez para analisar a cor real da amostra. O processo usado mais frequentemente é a centrifugação.

Enquanto a cor é causada por partículas muito pequenas que absorvem os comprimentos de onda de luz visível, a turbidez é causada por coloides, que são partículas maiores que os comprimentos de onda e, por sua vez, causam o espalhamento da luz que passa pela água, gerando o efeito de turvação. Por essa razão é que se faz a análise de cor real, retirando-se qualquer partícula que cause interferência na luz.

Como as análises são feitas?

Como a análise de cor aparente não necessita de nenhum processo de separação, ela pode ser feita assim que a água é coletada. A cor da água é comparada com a cor da substância cloroplatinato de cobalto.

Essa análise é essencial para que se identifique a presença de matérias orgânicas ou metais na água. Para isso, a Alfakit possui equipamentos específicos, como o Medidor de Cor de Bancada e o Medidor de Cor Aparente IIP C/ Memória.

O Medidor de Cor de Bancada tem a vantagem de poder ser utilizado tanto no campo quanto em laboratório e é capaz de realizar 100 registros de amostras com data e hora. Por sua vez, o Medidor de Cor Aparente IIP C/ Memória se trata de um fotocolorímetro com sensibilidade superior aos equipamentos convencionais, possibilitando uma análise mais precisa. É muito utilizado para conferir a qualidade da água em indústrias e para o consumo humano.

Gostou de saber mais sobre a análise da cor real ou aparente da água? Caso queira conferir como funcionam nossos equipamentos, acesse nosso site e converse com um de nossos consultores. 

Assine nossa Newsletter
Compartilhe nas Redes
Artigos relacionados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram