A aquicultura é uma atividade que cria um ambiente competitivo e sustentável na produção de peixes e outros recursos aquáticos, para diversos objetivos, dentre eles, a comercialização como produto alimentício.

A atividade é baseada em um desenvolvimento com métodos sustentáveis, com a criação de espécies aquáticas em ambientes controlados ou semicontrolados. Os animais podem ser cultivados em ambientes naturais, como lagos, lagoas, rios, oceano e mar, ou em tanques artificiais. Outra forma de cultivo, são os viveiros escavados no solo com entrada e saída de água.

A aquicultura destaca-se por ser uma atividade competitiva sustentável para a produção de alimentos. Dessa forma, além de diminuir os impactos ambientais, a metodologia sustentável gera novos empregos, melhora a produção de alimentos, e, consequentemente, reduz a pobreza no país e mostra que a sustentabilidade é possível na produção de alimentos.

Uma atividade que atravessa os séculos

Historicamente, a aquicultura teve início há 4 mil anos, durante o período Paleolítico, com o desenvolvimento de sistemas de criação de carpas e tilápias, as duas espécies mais cultivadas no mundo, por chineses e egípcios. Essa prática, atualmente, envolve plantas e animais aquáticos, como, por exemplo, peixes, crustáceos, anfíbios e répteis. O crescimento mundial e expansivo da aquicultura deu-se a partir do século XX e, hoje em dia, tem um potencial de crescimento significativo, visto que possui uma tecnologia de fácil compreensão e com baixo custo para implementação, afinal, a atividade pode ser realizada em oceanos, o que corresponde a 70% da superfície do planeta!

Ligação direta com a sustentabilidade

A atividade de aquicultura pode produzir alimentos saudáveis em escala mundial, conseguindo reduzir impactos ambientais, como as mudanças climáticas, que afetam diretamente a temperatura da água dos oceanos e evita a morte de corais, berçários naturais e variadas espécies marinhas.

No Brasil, a aquicultura torna-se extremamente atraente, pois o país conta com grandes bacias hidrográficas, como a Amazônica, do Paraná e de São Francisco, e, além disso, nosso país possui 7.652 km de extensão de costa litorânea, o que corresponde a 33% do território nacional. O Brasil tem condições de se tornar destaque mundial na produtividade da atividade, porém, é necessário investir na inovação para que existam mais incentivos na qualificação profissional.

O investimento em tecnologia e instituições que desenvolvem aquicultura pode ser uma grande fonte de geração de emprego, contribuição para produção de alimentos de forma sustentável, redução da pobreza e, consequentemente, trará desenvolvimento e melhorias econômicas para o país.

A Alfakit preparou este blog para mostrar as vantagens da aquicultura para o crescimento do Brasil e na promoção da sustentabilidade. Se você ficou interessado em investir nessa atividade e deseja entender mais sobre essa metodologia que tem tanto a acrescentar no cultivo sustentável de alimentos, entre no nosso site e conheça os nossos produtos!

Somos uma empresa de destaque nos processos de venda e fabricação de equipamentos para análises em todo o Brasil. Com uma longa história de sucesso, que começou no ano de 1989 em território catarinense, nos especializamos no desenvolvimento de kits e produtos que tem a função de analisar águas, solos, efluentes e biogás! Atuando sempre com inovação, ética e transparência, passamos a oferecer uma linha tecnológica e de ponta para a análise de qualidade da água para laboratórios de saneamento: o Isoquant®.

Auxílio no pré e no pós-venda

O Isoquant® é a solução definitiva para o seu laboratório, pois ao adquirir o nosso produto, a sua empresa passa a contar com o nosso suporte técnico eficiente e com ferramentas para aplicação. A partir do lançamento no mercado da nossa linha de produtos exclusiva, passamos a mostrar aos nossos clientes ações e diferenciais da Alfakit, que vão muito além da compra e venda de equipamentos.

Metodologia inovadora que traz resultados concretos

A linha Isoquant® possui uma metodologia descrita de forma a facilitar a rotina de trabalho e também a obtenção assertiva de resultados. Comercializamos esses reagentes para laboratórios que queiram implantar a ISO/IEC 17025, seguindo as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que é, no Brasil, o órgão responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade.

Avaliar a conformidade de um produto significa verificar se ele é produzido conforme os requisitos mínimos necessários. E a Alfakit assume esse compromisso de fabricar produtos de excelente qualidade. Sempre com responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente!

Ao adquirir produtos da nossa linha Isoquant®, para a análise da qualidade de águas e efluentes, nossos clientes têm a tranquilidade de que estão seguindo as metodologias aceitas mundialmente. E o melhor: os métodos são adaptáveis para qualquer marca e modelo de equipamento, seja fotocolorímetro ou espectrofotômetro.

Conclusão

Além de oferecer produtos exclusivos e de alta qualidade, desenvolvidos por uma equipe especializada, a Alfakit dá todo o suporte no pós-venda, com assistência total para o cliente desfrutar o máximo da linha Isoquant®. Desenvolvemos, produzimos e comercializamos soluções tecnológicas para que o seu laboratório obtenha análises cada vez mais assertivas.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais desse produto diferenciado?

No nosso site você encontra um catálogo completo com a descrição e a ficha técnica dos nossos inúmeros produtos Isoquant®. Você ainda pode solicitar um orçamento, nossa equipe estará pronta para atendê-lo! Conheça e adquira a solução definitiva para o seu laboratório.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram