Você realiza análise de água em seu laboratório, na sua produção de aquicultura ou no tratamento de água? Então, com certeza precisa saber a diferença entre a análise de cor aparente e a análise de cor real, além de ter em mente qual é a importância dessa análise. A Alfakit irá explicar cada detalhe para você.

 O que é e para que serve a análise de cor aparente?

O método análise de cor aparente é um tipo de análise de água utilizado para avaliar a potabilidade da água com a presença de partículas em suspensão, uma vez que, geralmente, as propriedades físicas de cor e turbidez costumam estar associadas entre si. Apesar disso, é preciso ter em mente que também é possível encontrar águas naturais em que há muita cor e nenhuma turbidez, e vice-versa. 

A cor pode ser gerada por microorganismos e metais, como: ferro manganês, plâncton e outros tipos de partículas que conseguem absorver determinados comprimentos de onda. O limite permitido, de acordo com a portaria de consolidação, é de 15 uH (unidades Hazem), sendo que 1uH é equivalente à mg/L Pt-Co.

A cor muito intensa pode não estar associada a alta turbidez da água, porém ela pode criar subprodutos chamados de trihalometanos (thm), que são cancerígenos. Para ter a percepção da cor sem as partículas em suspensão, é preciso realizar a análise de cor real. Diferente da análise de cor aparente, é preciso que a água passe por um processo de retirada da turbidez para analisar a cor real da amostra. O processo usado mais frequentemente é a centrifugação.

Enquanto a cor é causada por partículas muito pequenas que absorvem os comprimentos de onda de luz visível, a turbidez é causada por coloides, que são partículas maiores que os comprimentos de onda e, por sua vez, causam o espalhamento da luz que passa pela água, gerando o efeito de turvação. Por essa razão é que se faz a análise de cor real, retirando-se qualquer partícula que cause interferência na luz.

 

Como as análises são feitas?

Como a análise de cor aparente não necessita de nenhum processo de separação, ela pode ser feita assim que a água é coletada. A cor da água é comparada com a cor da substância cloroplatinato de cobalto.

Essa análise é essencial para que se identifique a presença de matérias orgânicas ou metais na água. Para isso, a Alfakit possui equipamentos específicos, como o Medidor de Cor de Bancada e o Medidor de Cor Aparente IIP C/ Memória.

O Medidor de Cor de Bancada tem a vantagem de poder ser utilizado tanto no campo quanto em laboratório e é capaz de realizar 100 registros de amostras com data e hora. Por sua vez, o Medidor de Cor Aparente IIP C/ Memória se trata de um fotocolorímetro com sensibilidade superior aos equipamentos convencionais, possibilitando uma análise mais precisa. É muito utilizado para conferir a qualidade da água em indústrias e para o consumo humano.

Gostou de saber mais sobre a análise da cor real ou aparente da água? Caso queira conferir como funcionam nossos equipamentos, acesse nosso site e converse com um de nossos consultores. 

 

Cuidar da qualidade da água é essencial em qualquer segmento de produção, mas hoje vamos nos aprofundar mais no setor de avicultura. Isso porque, de acordo com o diretor técnico da Alfakit, Léo de Oliveira, o padrão de qualidade exigido para água destinada ao consumo das aves é semelhante ao padrão estabelecido para o consumo humano, devendo possuir qualidade física, química e microbiológica.

Você deve saber que as aves ingerem mais água do que ração, deste modo, se você é um produtor no setor de avicultura, não pode abrir mão do controle da qualidade da água que é consumida por esses animais. Afinal, a água com contaminação microbiológica pode comprometer a saúde da sua criação que, por sua vez, pode reduzir a produção. A restrição hídrica (VIOLA, 2009) é um dos motivos que mais causam a queda do desempenho na avicultura.

Em tempo, também deve-se lembrar da importância da qualidade da água não só para o consumo das aves, mas também levar em consideração sua importância como insumo que permite a limpeza, manejo para a vacinação e desinfecção dos ambientes dentro do aviário.

Quanto às formas de análise, você pode conferir nosso blog sobre a importância da análise da água nos aviários, nele você pode encontrar respostas sobre como realizar a análise e com qual frequência elas devem ser feitas.

Conheça o melhor produto para realizar o controle de qualidade da água

 

Entre os equipamentos da Alfakit mais indicados para avicultura, podemos citar o “Kit do Produtor”. Esse kit é indicado para produtores com pouco ou nenhum conhecimento técnico, isso porque o kit oferece facilidade na coleta e na análise da amostra por ter um método simples e prático. Além disso, possui um baixo custo de investimento, permitindo que você mantenha a qualidade da sua criação.

Esse equipamento é completo, satisfaz as necessidades da rotina do produtor de avicultura e analisa os seguintes componentes: cloreto, cloro livre, dureza total, ferro, nitrogênio amoniacal, pH e temperatura.

Se você está se perguntando sobre o motivo do equipamento analisar a temperatura da água, nós respondemos: as aves não possuem glândulas sudoríparas, estas são responsáveis pela dispersão do calor corporal, dessa forma, consumir água fria auxilia no controle da temperatura. O conjunto de substâncias analisadas pelo kit é essencial para que se evite o aparecimento de complicações como pododermatite e de doenças respiratórias nas aves.

O Kit Técnico, como o nome anuncia, foi desenvolvido para atender as demandas mais específicas de um técnico. O produto pode analisar: alcalinidade total, cloreto, cloro livre, dureza total, ferro, nitrogênio amoniacal, nitrato e nitrito, sulfato, pH e temperatura.

Ambos os kits possuem maleta para transporte, o kit para produtor vem acompanhado dos seguintes itens: termômetro 0 ºC a 70 ºC, reagentes para 100 testes de cada parâmetro, seringa coletora (para coleta em diferentes profundidades), cubetas para leitura, cartelas colorimétricas para comparação visual em material resistente, informações de segurança, manual de instruções e outros acessórios.

No Kit Técnico é possível encontrar: maleta para transporte, termômetro de 0 ºC a 50 ºC, reagentes para 100 testes de cada parâmetro, mini-garrafa coletora, cubetas para leitura, seringas pré-calibradas para titulação, cartelas colorimétricas para comparação visual em material resistente, informações de segurança, manual de instruções e outros acessórios.

Quer adquirir um desses kits e garantir o melhor desempenho para a sua produção avícola? Então, acesse o site e fale com nossos consultores para saber tudo sobre os produtos elaborados com máxima qualidade pela Alfakit.

O dia a dia de um laboratório pode ser muito agitado e repleto de processos. Pensando nisso, a Alfakit, em parceria com a QMC (laboratório duplamente Acreditado), desenvolveu a linha ISOQUANT Glass.

Com soluções práticas e criativas, você terá muito mais facilidade para realizar análises de água. Recentemente, adicionamos mais produtos à linha Isoquant. Venha conhecer os detalhes dessa novidade!

Antes de falarmos sobre cada produto, saiba um pouco mais sobre a linha Isoquant. A linha segue as diretrizes da ABNT NBR ISO/IEC 17043, além disso, sua metodologia de análise facilita a rotina de trabalho e garante a qualidade dos resultados, conforme é exigido pela ABNT NBR ISO/IEC 17025.

 

COD AC GLASS (8938) E COD BC GLASS (8940)

Cansado de preparar reagentes? Com a linha Isoquant Glass, os reagentes já são entregues dentro das cubetas e estão prontos para serem usados. Para garantir ainda mais praticidade, é possível realizar a leitura direto da cubeta de 16 mm. Se optar pela cubeta de 10 mm, é possível realizar a leitura por meio de espectrofotômetros e fotocolorímetros.

Além disso, os tubos são feitos de silicone e coating de teflon, o que facilita a lavagem de forma a evitar a contaminação da tampa. 

O método de análise se baseia nos padrões citados em “Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater” ,”USEPA United States Environmental Protection Agency” e “NBR”, ideal para os laboratórios que desejam ser creditados com a norma ISO 17025; que é um sistema de gestão para analisar a qualidade da água usado mundialmente.

A faixa de trabalho para o COD BC GLASS é  de 20,0 mg/L a 150 mg/L.  A faixa de trabalho para o COD AC GLASS é de 125 a 1000 mg/L. 

 

AMONIA SLC (9205) 

O nitrogênio é um dos elementos essenciais à vida. E ainda é um constituinte de proteína em qualquer organismo vivo. Ele se decompõe até se tornar outras substâncias, como a amônia, por exemplo.

A amônia, por sua vez, pode ser aplicada de diversas formas, como em: fabricação de fertilizantes, plásticos, produtos de limpeza, explosivos, etc. Podendo ser encontrada em águas naturais ou residuais.

Para sua determinação em ensaios, é necessário analisar o nitrogênio amoniacal. Com o método do nosso produto, é possível detectar o nitrogênio amoniacal em baixas concentrações, detectando até 0,01 no seu limite inferior, e altas concentrações podendo ler até 70 mg/L no seu limite superior.

Sua faixa de trabalho é de 0,01 mg/L a 70,0 mg/L

 

BORO CM (9197) 

O boro é um elemento químico muito importante para a natureza, sobretudo para as plantas. Sua análise pode ser feita em águas, solos, efluentes e, ainda, coletada diretamente das folhas. Nosso método para detecção de Boro é muito utilizado em indústrias de vidro e cerâmica.

Sendo sua faixa de trabalho de 0,02 a 1,0 mg/L

 

ALFA CLORO (9201) 

O cloro é comumente usado como desinfetante de água, oriundas de piscinas ou ainda destinadas para o consumo humano. O método utilizado é o DPD, além de simples e prático, é essencial pois permite uma análise mais precisa. Com uma medida apenas, é possível fazer a leitura da amostra. Essa análise é requerida em diversos setores da indústria.

Sua faixa de trabalho é de 0,02 a 3,0 mg/L

Esses são os novos produtos da linha Isoquant Glass, criados e fabricados pela Alfakit como forma de retribuir aos nossos clientes toda a confiança, e, também, para proporcionar ainda mais qualidade e precisão nas suas análises. E claro, ter mais qualidade não significa que isso precisa ser mais difícil; desenvolvemos tudo com carinho para que você possa agilizar seus processos. Visite nosso site e peça o seu orçamento!

 

Os recentes avanços das análises laboratoriais, que hoje são mais precisas, juntamente com uma boa nutrição das aves, fazem o setor da avicultura crescer cada vez mais. Além disso, um dos fatores que não pode ser esquecido é a qualidade da água. Sem uma correta avaliação da água, a saúde das aves pode ser comprometida, levando à redução da produtividade.

Com a ajuda de Léo de Oliveira, químico e diretor técnico da Alfakit, nós iremos esclarecer tudo sobre o assunto.

 

Quais são as exigências da qualidade da água para o setor aviário?

De acordo com Léo de Oliveira, os pré-requisitos estabelecidos para qualidade da água nos aviários, nos dias de hoje, são parecidos com as exigências necessárias para o consumo humano. Isso porque, as aves precisam usufruir de uma fonte de água isenta de contaminação microbiológica. Caso contrário, as bactérias presentes na água, bactérias de coliformes fecais ou totais, por exemplo, podem  atingir o sistema digestivo e, assim, afetar a assimilação de nutrientes.

 

Frequência da análise da água

Você já se perguntou qual é a frequência em que a análise deve ser feita para garantir uma água isenta de contaminação microbiológica? Não há uma frequência exata que sirva para todos os lugares de criação de aves. Na verdade, essa análise deve ser feita conforme o tipo e a variação da fonte de água, como explica Léo:

“Em locais onde há a variação da fonte de água, por vezes água da rede ou de poço, a análise deve ser realizada a cada vez que a fonte de água é trocada. Se a fonte é sempre a mesma, realizar a análise duas vezes ao mês é suficiente. Já quando houver maior variação do lençol freático, essa análise deve ser feita com mais assiduidade”, explica.

 

Qual é a melhor forma de analisar a água?

Para que o resultado seja próximo da qualidade da água realmente consumida pelos animais, é necessário que haja alguns cuidados no momento da análise. Para isso, sua amostragem deve representar a totalidade analisada. Dessa forma, se a fonte de água atinge diversos aviários, a amostra deve ser colhida nos pontos em que a água chega nos alimentadores.

Quanto à análise, Léo também reforça quais são as características e parâmetros mínimos que devem ser avaliadas na água para manter a saúde das aves. Segundo ele, os equipamentos da Alfakit estão preparados para garantir o controle de qualidade da água nos aviários, pois avaliam: cloreto, cloro livre, dureza total, ferro, nitrogênio amoniacal, pH e temperatura.

“O kit de Avicultura da Alfakit avalia as condições essenciais em que a água deve permanecer. Por isso, o equipamento analisa cloro livre, o qual precisa estar em quantidade adequada na água. A dureza total, o pH e o ferro também são fatores importantes a serem analisados, pois podem interferir na capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas. Além disso, o nitrogênio amoniacal também é analisado, afinal, ele pode ser indício de contaminação fecal recente da água. Para ter uma análise microbiológica e físico-química completa, é possível adquirir, juntamente ao Kit de Avicultura, a Micro Estufa Microbiológica”, completa.

O químico ressalta que o processo analítico é facilitado com os kits de análise da Alfakit. Isso porque, não é necessário ter formação especializada para conseguir manipular o equipamento e realizar as análises periódicas, facilitando ainda mais a rotina do produtor.

 


Gostou de entender melhor sobre o processo da análise de água nos aviários? Não deixe de cuidar da sua produção da melhor forma, não analisar devidamente a qualidade da água pode gerar consequências ruins para o seu negócio. Então, que tal conhecer os nossos kits para a avicultura? Conte com nossos profissionais para tirar as suas dúvidas.

Tendo em vista que a nova Portaria MS 888/21, publicada no dia 7 de maio de 2021, faz algumas alterações no Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, estamos aqui para lhe explicar tudo o que mudou em relação às regras que regulam a forma como a água destinada para consumo humano deve ser analisada.

O Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5 passou a vigorar como um anexo desta nova Portaria, no último dia 7 de maio.

 
O que é a Portaria MS 888/21?

Se você é leigo no assunto, deve estar se perguntando sobre o que se trata esta nomenclatura. A referida portaria dispõe sobre o padrão de qualidade da água potável que é destinada para o consumo humano, assim como dispõe sobre os procedimentos adequados para sua análise.

As regras deste anexo se aplicam a todo tipo de distribuição de água potável para consumo humano que se originam em: sistema de abastecimento de água, sistema alternativo de abastecimento de água, sendo ele coletivo ou individual, assim como a água proveniente de carro-pipa.

 
O que mudou?

Já mencionamos aqui que o Anexo XX da PC GM/MS nº 5, que antes estava inserido no conjunto de ações e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), agora se torna Anexo de uma Portaria específica sobre o controle e a vigilância da água que é consumida por humanos.

As alterações começam a aparecer a partir do Art. 26, o qual indica que:

“Art. 26 - A instalação hidráulica predial ligada ao sistema de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes.” (Diário Oficial da União)

Essa nova regra pode fazer com que a estrutura de alguns prédios onde há a junção de sistemas de abastecimentos, como o sistema da rede pública em conjunto com um poço artesiano, por exemplo, precisem de algumas alterações para se adequarem ao novo modelo.

É possível encontrar mais alterações no capítulo V da Portaria 888, que trata sobre o monitoramento da Escherichia coli. Quem deve analisar a Escherichia coli? De acordo com a nova regra, no Art. 29, ela deve ser monitorada mensalmente por sistemas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais, essa análise deve ser feita nos pontos de captação da água.

Outra mudança, em relação à análise de Escherichia coli, é no que diz respeito à forma de comprovação de eficiência da estação de tratamento para a remoção desse micro-organismo. Desse modo, para comprovar a eficiência, a lei foi alterada da seguinte forma: se antes era necessário o monitoramento imediato de cistos de Giárdia e Oocistos de Cryptosporidium, agora o indicador a ser avaliado são os esporos de bactérias aeróbias.

Como saberei que preciso fazer esse monitoramento? Para ser necessário o monitoramento de esporos de bactérias aeróbias, a média do monitoramento de 12 meses de Escherichia coli deve resultar em um valor maior ou igual a mil. Isso indica que você precisará fazer a análise de esporos 1 vez por semana até coletar o total de 4 amostras. Para isso, você deverá coletar uma amostra na água bruta e outra amostra retirada da água filtrada.

Mas tenha cuidado, essa alteração não exclui a possibilidade de ser feita a análise de cistos de Giárdia spp e Oocistos de Cryptosporidium. Se a estação de tratamento da água (ETA) não conseguir provar a eficiência por meio da análise dos esporos de bactérias aeróbias, que deve indicar uma média aritmética superior a 2,5 log (99,7%) para ser aprovado, o monitoramento de cistos de Giárdia spp e Oocistos se faz necessário novamente.

Alterou-se também a quantidade mínima de amostras para a última análise mencionada: de 24 amostras passou-se a ser requerida apenas 12 amostras, que serão coletadas regularmente ao longo de 12 meses.

Aqui estão as demais alterações a respeito da análise:

 

 

Artigo 30

O artigo 30 trata sobre o processo de desinfecção com o uso de ozônio. Para isso, determina-se a observação da concentração do produto e o tempo de contato (CT) de 0,34 mg.min/L para a temperatura média mensal da água igual a 15º C. Antes, o tempo de contato era de 0,16 mg.min/L.

Houve o aumento da dose mínima também para a desinfecção por radiação ultravioleta, que agora é de 2,1 mJ/cm² para 1,0 log (90%) de inativação de cistos de Giárdia spp. Antes essa dose era de 1,5 mJ/cm².

 

Artigo 32

Se antes havia uma recomendação para que o teor máximo de cloro residual livre, em qualquer ponto do sistema de abastecimento, fosse de 2 mg/L, agora existe apenas o artigo 32, que menciona o teor mínimo. O artigo 32 torna obrigatória a manutenção da quantidade mínima de 2 mg/L de cloro residual combinado em toda a extensão do sistema de distribuição, incluindo os pontos de consumo, os quais não eram citados no Anexo XX.

É importante que você também leia com atenção a Portaria MS 888/21, dessa forma, você garante que estará nos padrões estabelecidos para a análise da água destinada para consumo humano. Para se adaptar às novas mudanças, nós, da Alfakit, disponibilizamos todos os equipamentos que a sua empresa precisará, assim como a garantia de uma excelente consultoria. Acesso o nosso site!

As questões ambientais no mundo são de grande importância para conscientizar e estimular as boas práticas para nossos ecossistemas. Por esta razão no mês de junho a Alfakit fomenta o mês do meio ambiente, trazendo visibilidade à data comemorativa criada há quase 50 anos!

Foi na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, que a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. E já que o meio ambiente tem tudo a ver com a Alfakit, criamos um artigo completo para você entender a importância desta data e, quem sabe, começar a incorporar novos hábitos sustentáveis na sua rotina de vida, confira!

 

Comece agora mesmo, novos hábitos são mais que necessários

Esta data é tão significativa que é necessário mais que um dia para os assuntos relacionados ao meio ambiente serem debatidos. É por isso que o mês de junho é integralmente dedicado a importância de preservarmos este bem que pertence a todos nós! Mas, apesar de uma significativa mudança nos hábitos e na consciência de muitas pessoas ao longo das últimas décadas, a verdade é que, infelizmente, na prática, a temática ambiental se faz distante. A Alfakit tem o maior orgulho em produzir kits e equipamentos que analisam águas, solos e efluentes, com métodos que respeitam ao máximo o nosso meio ambiente! Sabemos que a consciência ambiental deve ser ensinada desde muito cedo, por isso, nosso catálogo possui produtos desenvolvidos especialmente para a educação ambiental em escolas e nas comunidades.

Mas, e você? O que têm feito para melhorar a sua rotina e torná-la mais sustentável? É muito importante ter a consciência de que pequenos atos podem contribuir positivamente para o bem coletivo! Seja o cuidado com o descarte correto do seu próprio lixo, o uso consciente da água que você consume no dia a dia ou na economia de energia, seja em casa ou no seu ambiente de trabalho. Cada uma dessas práticas é essencial para que a corrente de preservação e transformação do planeta esteja cada vez mais sólida!

 

A Alfakit contribui para o mês do Dia Mundial do Meio Ambiente

Para que esta data tão importante não passe em branco, a Alfakit propõe uma reflexão para você, que ainda não incluiu os hábitos mais sustentáveis na sua rotina. Já você, que está no caminho de construir uma consciência mais atenta as práticas que respeitam o meio ambiente, também está convidado a conferir a nossa entrevista com Miriam Prochnow, fundadora e vice-presidente da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). É a nossa forma de ampliar alguns conceitos sobre preservação e sustentabilidade. E mais do que isso, a Alfakit deseja que boas práticas sejam cada vez mais difundidas e aplicadas! A nossa parte já está sendo feita, vamos juntos construir uma sociedade mais consciente?

 

O momento é de praticar as boas ações sustentáveis

Conservação e preservação são termos recorrentes quando o assunto é meio ambiente, afinal, mais do que proteger, é extremamente importante garantir o desenvolvimento saudável da fauna e da flora. Os últimos anos têm sido difíceis, pois chegamos a um nível crítico de devastação das florestas. Segundo a ambientalista Miriam Prochnow, apesar de o cenário ser tão desafiador a quem está envolvido com a causa ambiental, esta data dedicada ao meio ambiente deve sim, ser comemorada:

Enquanto nós estivermos vivos e tivermos áreas ambientais, natureza a ser protegida, preservada e restaurada, nós temos que comemorar! Significa que ainda estamos aqui e ainda temos um papel importante pela frente. O Dia do Meio Ambiente deve ser uma data em que cada um coloque a mão na consciência e pense no papel que pode desempenhar para implantarmos, de fato, a conservação e a restauração ambiental tão necessária. É muito mais que um dia de reflexão, é um dia para que as pessoas se coloquem em contato com a natureza, com o meio ambiente e pensem naquilo que cada um pode fazer para que as coisas melhorem!”, diz.

De acordo com um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais de 4,7 milhões de hectares de florestas são perdidos todos os anos no mundo, área maior do que o tamanho da Dinamarca. E mais, o estudo ainda destaca que a humanidade está usando cerca de 1,6 vezes a quantidade de serviços que a natureza pode fornecer de forma sustentável. Miriam destaca que o conceito de “desenvolvimento sustentável” se baseia na possibilidade de vivermos em um mundo equilibrado, onde todas as variáveis são consideradas. Mais do que praticarmos a sustentabilidade ambiental, social e econômica, é fundamental pensarmos em outros aspectos que consideram a sustentabilidade ética, emocional e cultural:

Acredito que é possível construirmos e vivermos em um mundo equilibrado e cuidando do meio ambiente com todos esses aspectos, desde que as pessoas queiram fazer isso e desde que aceitem viver de forma mais simples. Viver com aquilo que precisamos para viver. Com comida de qualidade, água de qualidade, moradia de qualidade, com um trabalho que nos dê satisfação, que faça com que a gente produza o que precisa ser produzido para uma vida em comunidade. Precisamos ter um desapego a algumas coisas que não são necessárias. Ter um nível de vida simples, que nos dê tudo que é essencial, mas de uma forma mais simplificada”, alerta a ambientalista.

A natureza não aguenta, ela não tem recursos suficientes para que todo mundo tenha um padrão de vida onde o consumo desenfreado e a escolha por produtos que são usadas apenas uma vez e depois vão para o lixo! É fundamental avaliarmos a nossa forma de produção e o padrão de consumo, para termos um futuro mais sustentável!”, completa.

Viu só como existem várias atitudes que podem ser aplicadas no seu cotidiano e que contribuirão e muito para a nossa vida neste mundo? Vamos juntos atuar em conjunto e caminhar para um futuro melhor e mais consciente!

Aqui na Alfakit, sempre estamos em busca da elaboração de novos produtos que possam auxiliar laboratórios a fazerem suas análises químicas, da forma mais profissional possível. Por isso, viemos apresentar a nova linha de produtos ISOQUANT®. Em parceria com a QMC - laboratório duplamente Acreditado, idealizamos esse produto que será a solução para o seu laboratório.

Um dos diferenciais dessa nova linha de produtos, é a metodologia que facilita a rotina de trabalho, além de permitir que o controle de qualidade tenha os parâmetros exigidos pela ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Está curioso para saber mais sobre cada produto da linha? Vamos lá!

 

ISOQUANT ALUMÍNIO ECR

Esse produto foi feito com o objetivo de auxiliar na análise do elemento metálico encontrado com mais facilidade na crosta terrestre: o alumínio. Nosso produto tem seu diferencial no método de análise, que é o método de eriocromocianina. Esse método é muito utilizado por ter um baixo custo e um tempo de preparo para amostra menor em relação a outros métodos. Além disso, possui os seguintes itens inclusos: reagentes (1 reagente líquido de 42 ml, 1 reagente líquido de 210 ml e 1 reagente líquido de 42 ml); manual de análise; manual de coleta e preservação.

 

ISOQUANT AMONIA FNT

ISOQUANT AMÔNIA FNT

A amônia, uma matéria-prima que pode ser utilizada em uma série de aplicações, também pode ser encontrada em águas naturais ou residuais. Nosso composto permite que a água seja analisada pelo método indofenol, para esse método é feita a conversão do N em íon amônio (NH4) por digestão da amostra, que contém catalisadores usados para acelerar a oxidação da matéria orgânica. Achou complicado? Nosso produto sempre acompanha um manual de instruções para explicar o uso da substância. Ainda contém uma pazinha dosadora para reagente em pó, e um mini funil que ajuda a colocar o reagente em pó no tubo de ensaio. 

 

ISOQUANT CIANETO

ISOQUANT CIANETO

Produzido por bactérias, fungos e algas, o cianeto pode ser altamente tóxico. Ele é encontrado naturalmente em solos e na água, porém em baixa concentração. O preocupante é a quantidade de cianeto que pode ser liberada pelas indústrias no meio ambiente. Os efluentes liberados pela indústria podem se encontrar com íons metálicos e gerar cianetos complexos que são nocivos para o ambiente em que se encontram. Os animais aquáticos, aéreos e terrestres podem sofrer com a liberação desses materiais, uma vez que sua atuação impede o transporte de oxigênio para as células.

Por isso, o nível permitido de concentração de cianeto em água potável é muito baixo. No Brasil, esse limite é de 1,0 mg/L de cianeto total e 0,2 mg/L de cianeto livre em efluentes. Desse modo, nosso produto está apto para ajudá-los a fazer essa análise da melhor forma possível.

 

ISOQUANT CLORO DPD LIVRE

ISOQUANT CLORO DPD LIVRE

O cloro é comumente usado na água de piscinas e também na água potável que chega às nossas casas, ele funciona como um eliminador de agentes patogênicos da água. De acordo com a OMS, para que a água esteja segura para ser bebida, deve haver uma concentração de cloro livre na água de 0,2 a 2,0 mg/L. O método que utilizamos para análise, o DPD, é a melhor forma de detectar cloro em ambientes marinhos e também em ambientes estuarinos. Além disso, pode ser usado em diversos ramos da indústria. E o mais importante: acompanha o método vigente determinado.

 


 

Esses produtos são apenas uma parte da nossa linha completa para análise de efluentes. Tudo o que seu laboratório precisa são reagentes de qualidade e que permitam a precisão da análise realizada. Uma das vantagens está em poder adaptar os métodos para qualquer marca ou modelo de equipamentos, como o fotocolorímetro ou espectrofotômetro. 

Os reagentes da Alfakit possuem uma quantidade menor de resíduos, além de sua duração ser prolongada. Você ainda pode ter um contrato de fornecimento sem aumentos até o máximo de R$ 7,00 na cotação do dólar! Nossa empresa se preocupa com a qualidade e os processos da análise, por isso, conte conosco para ter um suporte por meio de uma consultoria especializada.

Dia 15 de abril é o Dia Nacional da Conservação do Solo, e você sabe porque para a Alfakit essa é uma data tão importante? Pois a nossa empresa desenvolve kits e equipamentos que ajudam você a analisar os elementos que possuem relação direta com o meio ambiente. Seja na verificação da qualidade das águas, dos efluentes e do biogás, nossos produtos entregam resultados assertivos e com total respeito à natureza. E com a análise dos solos não poderia ser diferente!

É muito importante que possamos desenvolver um pensamento crítico a respeito da correta utilização do solo, afinal, trata-se de um recurso natural essencial para a produção de alimentos. É comum que a população em geral não se dê conta que para a máxima qualidade das frutas e verduras que chegam até a mesa, é necessário um trabalho constante de observação do solo para uma produção satisfatória!

Imagem do produto solocombo

Ter o controle da saúde do solo é fundamental para uma produção de qualidade

Qualquer tipo de deposição, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento de substâncias e produtos poluentes no solo, seja em estado líquido, gasoso ou sólido, prejudicam e muito a atividade do produtor. O consumidor final também não sai ileso desse ciclo, afinal, um cultivo em solo com baixa qualidade de nutrientes interfere de forma direta no alimento que é consumido.

Mas com a Alfakit você evita qualquer tipo de preocupação com a qualidade do seu solo! Desenvolvemos o Solocombo, um verdadeiro facilitador no auxílio da preservação do solo. Um laboratório compacto e completo feito especialmente para você realizar o controle dos nutrientes do solo agrícola. Acompanham o kit: fotocolorímetro de bancada AT 100P microprocessado (para análise de até 100 parâmetros); reagentes para 200 testes; densímetro para solo; tubos para ensaios; cubetas para análise; polikit de solo; destilador de bancada 1L/H; agitador magnético; pHmetro de bancada AT 355 microprocessado; e acessórios para 10 análises diárias.

A Alfakit disponibiliza o melhor custo-benefício do mercado, com o Solocombo você consegue analisar uma variedade enorme de substâncias de forma rápida e segura: pH (e também pH em SMP); potássio; argila; textura; alumínio; cálcio; magnésio; acidez potencial; fosfato; matéria orgânica; nitrogênio mineral (amônia, nitrito e nitrato).

Não deixe de conhecer o que o Solocombo pode fazer na sua rotina de trabalho. Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento agora mesmo!

A Alfakit é uma empresa 100% catarinense e que se orgulha em oferecer produtos com a mais alta tecnologia e qualidade. Nossos kits e equipamentos que tem a função de analisar águas, solos, efluentes e biogás, são distribuídos para todo o Brasil, levando toda a linha de ponta da Alfakit para vários laboratórios espalhados pelo país!

E entre os nossos processos de vendas e fabricação está o Jartest 6PV com Dosador-Coletor Microprocessado, um produto eficiente para a determinação de ensaios de floculação. Muito utilizado nas estações de tratamento de água, o processo de floculação funciona basicamente de forma que as partículas mais finas de areia e argila que estão presentes na água possam formar partículas maiores, facilitando a purificação da água!

Detalhes que garantem a qualidade do Jartest 6PV

Nada melhor que contar com um produto com ótimos resultados e de fácil manuseio para que todo o processo funcione de forma bem assertiva, não é mesmo? O Jartest 6PV é mais uma solução definitiva para o seu laboratório! Cada detalhe do nosso produto foi pensado com o objetivo de unir praticidade e a mais alta qualidade nos materiais utilizados para a sua produção. O Jartest é formado por correios de silicone individuais de alta durabilidade, com cerca de 5 a 10 anos de vida útil. Todas as pás são de fácil substituição, e mais: é o único no mercado que possui termômetro acoplado, permitindo programação por gradiente de velocidade. E você ainda tem a possibilidade de realizar até 6 provas de forma simultânea, além de contar com um sistema de dosagem que adiciona e coleta reagentes e amostras!

 

Aumente o desempenho do seu trabalho com o nosso produto

Chegou a sua hora de proporcionar a eficiência desejada com o menor custo-benefício! Utilize o Jartest 6PV nos seus métodos de trabalho em laboratório e obtenha uma melhor performance de aplicação e uso de insumos da forma correta e na medida justa.

Nossa tecnologia é 100% nacional. Deseja conhecer algumas especificações técnicas? Então, confira: tensão de 110/220V e potência de 100W; pintura Epóxi/eletrostática; velocidade variável de 30 até 150 rpm; iluminação com lâmpadas de led e muito mais!

E o melhor, adquirindo o Jartest 6PV da Alfakit, você conta com a nossa garantia de 1 ano! Tudo para que você não tenha dores de cabeça e possa ter acesso ao suporte técnico da nossa equipe altamente capacitada. É a Alfakit sempre atuando para levar as inovações do nosso laboratório para os seus métodos de trabalho! Quer saber mais detalhes? Acesse o nosso site e aproveite para solicitar um orçamento!

Somos uma empresa de destaque nos processos de venda e fabricação de equipamentos para análises em todo o Brasil. Com uma longa história de sucesso, que começou no ano de 1989 em território catarinense, nos especializamos no desenvolvimento de kits e produtos que tem a função de analisar águas, solos, efluentes e biogás! Atuando sempre com inovação, ética e transparência, passamos a oferecer uma linha tecnológica e de ponta para a análise de qualidade da água para laboratórios de saneamento: o Isoquant®.

Auxílio no pré e no pós-venda

O Isoquant® é a solução definitiva para o seu laboratório, pois ao adquirir o nosso produto, a sua empresa passa a contar com o nosso suporte técnico eficiente e com ferramentas para aplicação. A partir do lançamento no mercado da nossa linha de produtos exclusiva, passamos a mostrar aos nossos clientes ações e diferenciais da Alfakit, que vão muito além da compra e venda de equipamentos.

Metodologia inovadora que traz resultados concretos

A linha Isoquant® possui uma metodologia descrita de forma a facilitar a rotina de trabalho e também a obtenção assertiva de resultados. Comercializamos esses reagentes para laboratórios que queiram implantar a ISO/IEC 17025, seguindo as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que é, no Brasil, o órgão responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade.

Avaliar a conformidade de um produto significa verificar se ele é produzido conforme os requisitos mínimos necessários. E a Alfakit assume esse compromisso de fabricar produtos de excelente qualidade. Sempre com responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente!

Ao adquirir produtos da nossa linha Isoquant®, para a análise da qualidade de águas e efluentes, nossos clientes têm a tranquilidade de que estão seguindo as metodologias aceitas mundialmente. E o melhor: os métodos são adaptáveis para qualquer marca e modelo de equipamento, seja fotocolorímetro ou espectrofotômetro.

Conclusão

Além de oferecer produtos exclusivos e de alta qualidade, desenvolvidos por uma equipe especializada, a Alfakit dá todo o suporte no pós-venda, com assistência total para o cliente desfrutar o máximo da linha Isoquant®. Desenvolvemos, produzimos e comercializamos soluções tecnológicas para que o seu laboratório obtenha análises cada vez mais assertivas.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais desse produto diferenciado?

No nosso site você encontra um catálogo completo com a descrição e a ficha técnica dos nossos inúmeros produtos Isoquant®. Você ainda pode solicitar um orçamento, nossa equipe estará pronta para atendê-lo! Conheça e adquira a solução definitiva para o seu laboratório.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram