Os recentes avanços das análises laboratoriais, que hoje são mais precisas, juntamente com uma boa nutrição das aves, fazem o setor da avicultura crescer cada vez mais. Além disso, um dos fatores que não pode ser esquecido é a qualidade da água. Sem uma correta avaliação da água, a saúde das aves pode ser comprometida, levando à redução da produtividade.

Com a ajuda de Léo de Oliveira, químico e diretor técnico da Alfakit, nós iremos esclarecer tudo sobre o assunto.

 

Quais são as exigências da qualidade da água para o setor aviário?

De acordo com Léo de Oliveira, os pré-requisitos estabelecidos para qualidade da água nos aviários, nos dias de hoje, são parecidos com as exigências necessárias para o consumo humano. Isso porque, as aves precisam usufruir de uma fonte de água isenta de contaminação microbiológica. Caso contrário, as bactérias presentes na água, bactérias de coliformes fecais ou totais, por exemplo, podem  atingir o sistema digestivo e, assim, afetar a assimilação de nutrientes.

 

Frequência da análise da água

Você já se perguntou qual é a frequência em que a análise deve ser feita para garantir uma água isenta de contaminação microbiológica? Não há uma frequência exata que sirva para todos os lugares de criação de aves. Na verdade, essa análise deve ser feita conforme o tipo e a variação da fonte de água, como explica Léo:

“Em locais onde há a variação da fonte de água, por vezes água da rede ou de poço, a análise deve ser realizada a cada vez que a fonte de água é trocada. Se a fonte é sempre a mesma, realizar a análise duas vezes ao mês é suficiente. Já quando houver maior variação do lençol freático, essa análise deve ser feita com mais assiduidade”, explica.

 

Qual é a melhor forma de analisar a água?

Para que o resultado seja próximo da qualidade da água realmente consumida pelos animais, é necessário que haja alguns cuidados no momento da análise. Para isso, sua amostragem deve representar a totalidade analisada. Dessa forma, se a fonte de água atinge diversos aviários, a amostra deve ser colhida nos pontos em que a água chega nos alimentadores.

Quanto à análise, Léo também reforça quais são as características e parâmetros mínimos que devem ser avaliadas na água para manter a saúde das aves. Segundo ele, os equipamentos da Alfakit estão preparados para garantir o controle de qualidade da água nos aviários, pois avaliam: cloreto, cloro livre, dureza total, ferro, nitrogênio amoniacal, pH e temperatura.

“O kit de Avicultura da Alfakit avalia as condições essenciais em que a água deve permanecer. Por isso, o equipamento analisa cloro livre, o qual precisa estar em quantidade adequada na água. A dureza total, o pH e o ferro também são fatores importantes a serem analisados, pois podem interferir na capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas. Além disso, o nitrogênio amoniacal também é analisado, afinal, ele pode ser indício de contaminação fecal recente da água. Para ter uma análise microbiológica e físico-química completa, é possível adquirir, juntamente ao Kit de Avicultura, a Micro Estufa Microbiológica”, completa.

O químico ressalta que o processo analítico é facilitado com os kits de análise da Alfakit. Isso porque, não é necessário ter formação especializada para conseguir manipular o equipamento e realizar as análises periódicas, facilitando ainda mais a rotina do produtor.

 


Gostou de entender melhor sobre o processo da análise de água nos aviários? Não deixe de cuidar da sua produção da melhor forma, não analisar devidamente a qualidade da água pode gerar consequências ruins para o seu negócio. Então, que tal conhecer os nossos kits para a avicultura? Conte com nossos profissionais para tirar as suas dúvidas.

A natureza oferece muitos recursos ao seres humanos e para aproveitá-los melhor começamos a pesquisar e desvendar como seria possível criar animais de uma forma controlada, para alimentação e outros fins.

Foi assim que surgiu a aquicultura, há mais de 4 mil anos, de acordo com alguns registros. Trata-se da prática de criação de organismos aquáticos visando a um benefício humano. A aquicultura pode ramificar-se por diversas especialidades. Alguns exemplos são: piscicultura, a criação de peixes; carcinicultura, a criação de crustáceos; ostreicultura, a criação de ostras; ranicultura, a criação de rãs; entre outras.

A importância da análise da qualidade da água

Para que qualquer organismo vivo possa desenvolver-se e manter-se saudável, certos fatores e elementos são necessários. Entre aqueles que estão envolvidos com a aquicultura, essa é uma questão a ser respondida diariamente, cuja resposta varia de caso a caso.

Exemplificando de uma forma bastante básica: sabe-se que a vasta maioria dos peixes naturais de água salgada não poderia ser criada em água doce, assim como os de água doce em água salgada.

Só que na aquicultura existem muitas outras variáveis que podem impactar negativamente ou positivamente os trabalhos de quem visa à criação de organismos aquáticos, sendo a qualidade da água um dos fatores mais importantes.

Para que o melhor resultado possível seja obtido, é necessário verificar constantemente a qualidade da água na qual esses organismos são criados, tendo em vista as necessidades de cada um. Agora: como fazer isso?

Atualmente, quem trabalha ou estuda a aquicultura dispõe de muitas opções quando se trata de fazer análises e medir a qualidade da água com que se trabalha. Colocando a praticidade como prioridade sem abrir mão da confiabilidade das análises, é possível encontrar no mercado kits e equipamentos que podem ser vantajosos para quem busca itens de fácil utilização e obtenção rápida de resultados.

É possível adquirir dispositivos portáteis capazes de realizar análises como a medição de salinidade, oxigênio, pH e outros elementos de forma prática e acessível, seja você um produtor, seja um estudante do tema.

 

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram