Na medida em que o mundo desenvolve-se, indústrias crescem e os meios de produção alcançam novos patamares, não é incomum a percepção de que a natureza tem perdido espaço para a expansão dos ambientes urbanos. Esse é um tema que vem sendo discutido há muitas décadas, inclusive nos projetos de educação ambiental nas escolas.

Para quem educa, a todo momento podem ser traçados paralelos com essa questão, pertinente em tantas áreas de conhecimento. Entretanto, em muitos ambientes de ensino pode ser um desafio transmitir o conhecimento e despertar o interesse por um tema que, de tão familiar, pode ser percebido como trivial por estudantes de variadas idades. Com o intuito de contribuir com a superação desse desafio e auxiliar você, educador, selecionamos os pontos-chave que devem ser trabalhados com seus alunos para que eles adquiram o gosto pelos temas relacionados à preservação do meio ambiente.

Contextualização e problematização sobre a educação ambiental nas escolas

O ponto de partida para que alguém comece a tomar consciência acerca da importância da educação ambiental nas escolas é o reconhecimento do quanto esse tema é relevante numa escala global.

É normal que estudantes embasem suas percepções a partir daquilo que lhes é familiar, dos ambientes nos quais eles vivem. Porém, é papel do educador expandir a percepção de mundo que seus alunos têm, dando exemplos – positivos e negativos – do impacto que a preservação (ou a falta dela) do meio ambiente pode ter na vida de pessoas ao redor do mundo.

Educação ambiental nas escolas: explicando as ações e suas consequências

Outro ponto muito importante a ser abordado são os resultados que afetam o meio ambiente e que decorrem das ações de indivíduos, grupos e empresas.

Perceber as relações de causa e consequência entre aquilo que pode influenciar negativamente ou positivamente os ecossistemas – tendo em vista especialmente aquilo que foi praticado no passado – é de suma importância para que aquilo que é exercido e posto em prática seja menos oneroso para o meio ambiente, se não benéfico.

Reconhecimento da função individual

Uma das mais poderosas ferramentas de mudança de atitude ou de hábitos é a sensação de fazer parte e contribuir com uma causa maior.

Conciliando isso com a educação ambiental nas escolas, para que um de seus alunos sinta-se estimulado a aprender mais e a engajar-se com o tema, é importante ressaltar a função que ele, enquanto indivíduo, pode exercer para gerar resultados positivos.

Seja incorporando práticas “verdes” no dia a dia – como a separação do lixo, a redução do consumo de energia etc. –, seja cobrando essa consciência de representantes do povo ou mesmo de empresas, cada um pode contribuir, mesmo que de forma singela, com a preservação do meio ambiente.

Educação ambiental nas escolas e preservação ambiental são trabalhos contínuos

Talvez um dos pontos mais cruciais relacionados à educação ambiental nas escolas resida no fato de que este é um tema que não possui início, meio e fim. Trata-se de uma matéria contínua, que exige manutenção e que deve ser desenvolvida e incorporada no próprio modus operandi das sociedades.

Considerando que o que se sabe hoje pode não ser suficiente amanhã, fica evidente a importância de que seja estimulado entre jovens o interesse por todas as questões que garantirão que a natureza em sua totalidade seja preservada no futuro.

 

A escola é base da educação de toda criança e tem influência direta na formação de cidadãos conscientes. Por isso a importância de se tratar a questão da aula prática de educação ambiental em sala de aula: é um processo que visa formar uma população mais consciente.

Segundo o Art. 10 da Política Nacional de Educação Ambiental, "a educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal".

As aulas seriam voltadas para a conscientização ambiental, ensinando o aluno a conviver e preservar o meio ambiente. É, portanto, função do professor apresentar metodologias criativas que estimulem a atenção e a participação do aluno, promovendo a conscientização ambiental.

Uma das grandes ferramentas das escolas são as aulas práticas. É justamente através dessas metodologias que os alunos aprendem a conciliar teoria e prática. As aulas em parques, praças, hortos, zoológicos e até no pátio das escolas estimulam a criatividade, a imaginação e a compreensão dos pequenos.

Fazer análises de água e identificar os aspectos físico-químicos desta, por exemplo, proporciona aos alunos uma vivência prática. O que antes era conhecido apenas por meio dos livros, agora se torna visível, palpável – e isso pode fazer toda a diferença na hora do aprendizado.

Várias atividades contribuem para ampliar o conhecimento das crianças, como a coleta seletiva do lixo, por exemplo, que deve ser praticada na sala de aula e em casa. Oriente o aluno a separar o lixo, mostrando o que pode ser reutilizado e o que pode voltar para a natureza e ensinando que o lixo da escola deve ser recolhido e nunca ir para o chão, para evitar estragos ao meio ambiente. Atividades de campo também são perfeitas para esse tipo de experiência.

Aulas interativas e divertidas são ótimas para chamar a atenção da criançada. Um bom exemplo disso é pedir para as crianças criarem um radiojornal sobre os cuidados que as pessoas precisam ter com o meio ambiente. Com essa atividade, elas vão pesquisar, buscar informação e ainda conseguirão transmitir a mensagem para outros alunos.

Outro recurso bem cotado corresponde a pedir para que os alunos criem trabalhos que procurem explicar as causas das tragédias naturais. Ao checarem os fatores que levam ao evento, os alunos aprenderão sobre as atitudes que precisam ser tomadas para que o pior não aconteça. O incentivo à pesquisa e investigação é o caminho para provocar a elaboração de soluções.

Equipamentos que podem auxiliar nas aulas

Com o objetivo de oferecer a melhor experiência e aprendizado aos seus alunos, as escolas buscam investir em alguns recursos para melhorarem suas aulas práticas. No entanto, não é fácil encontrar produtos de qualidade, que ofereçam aos estudantes uma experiência marcante e uma participação efetiva em cada aula prática sobre educação ambiental.

Pensando nesse público, a Alfakit desenvolveu kits e equipamentos exclusivos para a análise de campo. Com eles, os professores conseguem desenvolver uma aula prática completa, oferecendo aos estudantes a melhor experiência acerca da aula prática sobre educação ambiental.

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Trabalhar a conscientização e a importância do meio ambiente não é uma tarefa fácil. Isso requer dedicação e, acima de tudo, engajamento dos envolvidos na causa. Por isso, trabalhar questões relacionadas à educação ambiental se torna um desafio. Mas você sabe como viabilizar ações ambientais em sua escola? Pensando nisso, preparamos um post com algumas dicas que podem ajudá-lo no fomento da educação ambiental na instituição em que você leciona.

Como fomentar o uso consciente dos recursos naturais

Uma possibilidade de abordagem junto aos alunos consiste em ações que trabalhem a conscientização do uso racional dos recursos naturais (água, energia, entre outros). Campanhas e palestras que abordem temas relacionados também podem ser uma possibilidade para ampliar as ações de educação ambiental. Lembre-se de aproximar essas ações ao dia a dia dos estudantes, o que pode facilitar (e muito) a compreensão do tema.

1. Levar os alunos a campo

Algumas questões ambientais passam a fazer mais sentido se vivenciadas e exploradas. Por isso, passeios e estudos feitos em campo podem ser ótimas opções para potencializar o aprendizado. Se você está trabalhando algum tema que pode ser exposto “além dos portões” da escola, busque proporcionar uma experiência diferenciada aos alunos. Dessa forma, o aprendizado pode ser ainda mais efetivo.

2. Realizar pesquisas e desenvolver projetos robustos

Muitas ações relacionadas à educação ambiental – seja no Brasil ou no mundo – são potencializadas por meio de projetos. A vantagem destes consiste na realização de um trabalho continuado, a médio e longo prazo, com resultados mais consistentes. Promover pesquisas sobre temas relacionados também é uma possibilidade a ser trabalhada com os alunos. A vantagem, em ambos os casos, consiste na realização de ações durante todo o ano, o que potencializa o aprendizado e o engajamento.

3. Promover aulas práticas

A realização de aulas práticas é outro recurso que pode ser altamente efetivo para promover a educação ambiental nas escolas. Fazer análises de água e identificar os aspectos físico-químicos desta, por exemplo, proporciona aos alunos uma vivência prática. O que antes era conhecido apenas por meio dos livros agora se torna visível, palpável – e isso pode fazer toda a diferença na hora do aprendizado.

Como viabilizar uma aula prática?

Para oferecer uma aula prática de qualidade, que agregue conhecimento e experiências diferenciadas aos seus alunos, é necessário utilizar alguns recursos essenciais. Porém, nem sempre é fácil encontrar produtos de qualidade, que deem condições de análises e participação efetiva dos alunos.

Pensando nisso, a Alfakit desenvolveu kits exclusivos, que possibilitam aos professores que atuam com educação ambiental a realização de uma aula completa. O Laboratório Móvel Ecológico, por exemplo, inclui equipamentos e reagentes passíveis de mais de 200 análises. Planeje sua aula e conte com a Alfakit para transformá-la em uma experiência ainda melhor!

 

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