A análise de água é um procedimento de extrema importância para quem trabalha com aquicultura. O procedimento tem como objetivo assegurar a qualidade desse elemento fundamental para este tipo de produção. No campo ou no laboratório, a análise de água precisa contar com os melhores equipamentos para ser mais precisa e de qualidade.
A produção de organismos aquáticos em cativeiro precisa utilizar o método da segurança analítica na aquicultura, que é bastante recomendada por especialistas. Descubra mais sobre esse tema e como ele pode ajudar na sua produção.
Segurança analítica na aquicultura nada mais é que a análise da água feita por meio de instrumentos e equipamentos de ponta, que permitem conquistar os melhores resultados nessa área.
“Como o controle analítico não é regulamentado por nenhum órgão público, alguns equipamentos oferecidos aos produtores não oferecem segurança analítica para a tomada de decisão correta, colocando em risco a produtividade e o meio ambiente”, comenta o diretor técnico da Alfakit, Leo de Oliveira.
O diretor da Alfakit garante que a segurança analítica na aquicultura é de suma importância para a produtividade e para a sustentabilidade ambiental e, por isso, os instrumentos e equipamentos precisam ser bem escolhidos para a realização de um tratamento de qualidade.
Para fazer a segurança analítica na aquicultura é preciso contar com instrumentos e equipamentos de análise de água de ponta, que possuam certificados de qualidade e que sigam o padrão da norma ISO/IEC 17025. Eles também precisam estar calibrados, garantindo a funcionalidade deles com o máximo de eficiência.
Alguns equipamentos são essenciais para a realização da análise da água. Esse é o caso do medidor de pH, que mede a acidez da água analisada em uma escala de 0 a 14. Essa escala é logarítmica, e não linear. Ou seja, uma mudança de pH equivale a 10 vezes o que é verificado na realidade.
Assim, quanto mais próximo do zero, mais íons de hidrogênio são encontrados, o que caracteriza que a água está mais ácida. Mais perto do 14, a água está mais alcalina, com uma menor concentração de íons. É considerado neutro quando o pH marca 7. Esses aparelhos podem ser analógicos ou digitais.
Outros equipamentos indicados para que você consiga alcançar a segurança analítica ideal na aquicultura são o medidor de condutividade, o medidor de cloro, o medidor multiparâmetros de água e o de oxigênio dissolvido.
Se você busca os melhores materiais para realizar uma análise da água com mais eficiência e mais clareza, você precisa conhecer a Alfakit. A empresa catarinense é referência em vendas de kits e equipamentos para análise de água e efluentes. Tudo que você precisa para a prática da aquicultura está aqui!
A Alfakit tem 29 anos de experiência e é especializada no desenvolvimento de kits e equipamentos para análises de águas, solos, efluentes e biogás.
Ficou interessado? Então navegue pelo nosso site, para conhecer os nossos produtos para a aquicultura, ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3029-2300.
Além dos melhores kits e equipamentos, oferecemos toda a assistência para deixar a sua experiência ainda mais completa, com o auxílio de profissionais que realmente entendem do assunto. Conte com a Alfakit para conquistar os melhores resultados em segurança analítica na aquicultura. Deixe a Alfakit surpreender você!
A natureza oferece muitos recursos ao seres humanos e para aproveitá-los melhor começamos a pesquisar e desvendar como seria possível criar animais de uma forma controlada, para alimentação e outros fins.
Foi assim que surgiu a aquicultura, há mais de 4 mil anos, de acordo com alguns registros. Trata-se da prática de criação de organismos aquáticos visando a um benefício humano. A aquicultura pode ramificar-se por diversas especialidades. Alguns exemplos são: piscicultura, a criação de peixes; carcinicultura, a criação de crustáceos; ostreicultura, a criação de ostras; ranicultura, a criação de rãs; entre outras.
Para que qualquer organismo vivo possa desenvolver-se e manter-se saudável, certos fatores e elementos são necessários. Entre aqueles que estão envolvidos com a aquicultura, essa é uma questão a ser respondida diariamente, cuja resposta varia de caso a caso.
Exemplificando de uma forma bastante básica: sabe-se que a vasta maioria dos peixes naturais de água salgada não poderia ser criada em água doce, assim como os de água doce em água salgada.
Só que na aquicultura existem muitas outras variáveis que podem impactar negativamente ou positivamente os trabalhos de quem visa à criação de organismos aquáticos, sendo a qualidade da água um dos fatores mais importantes.
Para que o melhor resultado possível seja obtido, é necessário verificar constantemente a qualidade da água na qual esses organismos são criados, tendo em vista as necessidades de cada um. Agora: como fazer isso?
Atualmente, quem trabalha ou estuda a aquicultura dispõe de muitas opções quando se trata de fazer análises e medir a qualidade da água com que se trabalha. Colocando a praticidade como prioridade sem abrir mão da confiabilidade das análises, é possível encontrar no mercado kits e equipamentos que podem ser vantajosos para quem busca itens de fácil utilização e obtenção rápida de resultados.
É possível adquirir dispositivos portáteis capazes de realizar análises como a medição de salinidade, oxigênio, pH e outros elementos de forma prática e acessível, seja você um produtor, seja um estudante do tema.