Para que o alimento chegue até a mesa da sua casa é necessária uma série de etapas que consideram a qualidade do que é produzido. O agricultor, peça fundamental neste processo, tem a missão de fornecer água e os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável das plantações. Como isso é possível? Com o uso de produtos e equipamentos criados especialmente para essa finalidade. Na Alfakit, é possível encontrar uma grande diversidade de kits que analisam e controlam a qualidade da água, além de lhe garantir um solo fértil.
Para que você entenda a importância de manter a qualidade do solo e como isso impacta diretamente na sua vida, produzimos um artigo completo com tudo o que você precisa saber. Confira!
O solo é um elemento imprescindível para as atividades agrícolas, portanto, é fundamental que os aspectos nutricionais sejam constantemente avaliados para garantir o crescimento saudável das plantações. Para isso, o agricultor deve ficar atento em fornecer água e nutrientes nas proporções adequadas, tanto para o crescimento, quanto para a produtividade. Um solo fértil e produtivo deve ter as características químicas necessárias para que certas substâncias estejam sempre disponíveis e sustentem o crescimento das plantações, mantendo assim o equilíbrio nutricional.
Normalmente o solo pode apresentar dois problemas que afetam diretamente a sua fertilidade: o Ph e a taxa de erosão. O Ph é o responsável por indicar o nível de acidez do solo. Por outro lado, a erosão é a própria degradação da terra. O solo fértil necessita que esses fatores sejam bem observados pelo agricultor, pois quanto mais elevadas essas taxas estiverem, mais difícil será para as plantações prosperarem. Portanto, a dica é deixar as taxas de pH e de erosão sempre equilibradas para não prejudicar a sua produção.
Além disso, outras questões devem ser acompanhadas de perto para que o solo não seja prejudicado e, consequentemente, o seu negócio amargue sérios prejuízos. Dá só uma olhadinha em outros fatores que podem causar a infertilidade do solo:
Você é agricultor? Então, para você poder conhecer a disponibilidade nutricional do solo, é imprescindível a realização de uma coleta e análise adequada. Dessa forma, é possível acompanhar a saúde da sua produção, evitar problemas futuros e propor a recomendação correta de fertilizantes e corretivos.
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido a importância de cuidar e observar possíveis problemas na qualidade do solo da sua propriedade, não é mesmo? Isso porque a perda de nutrientes afeta não só a sua produção, mas sim toda a cadeia produtiva que se inicia na plantação e termina na mesa do consumidor. A perda de qualidade nos solos prejudicam gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar de toda uma população.
Ou seja, para evitar que isso aconteça na sua produção e afete negativamente o seu negócio, invista em uma boa análise do solo. É através desse procedimento que você observará a quantidade de nutrientes disponíveis, bem como as propriedades químicas, físicas e biológicas que influenciarão na fertilidade e nutrição da sua plantação. Com a Alfakit, você poderá determinar com exatidão o que precisa ser adicionado ao solo, sem desperdícios e gerando ganhos na sua produtividade.
Acesse o nosso site e conheça o catálogo completo de kits e equipamentos desenvolvidos para os solos agrícolas! A Alfakit possui uma equipe especializada para desenvolver o produto que você precisa para alcançar o resultado que tanto espera. Fale conosco e solicite um orçamento!
A aquicultura é uma atividade que cria um ambiente competitivo e sustentável na produção de peixes e outros recursos aquáticos, para diversos objetivos, dentre eles, a comercialização como produto alimentício.
A atividade é baseada em um desenvolvimento com métodos sustentáveis, com a criação de espécies aquáticas em ambientes controlados ou semicontrolados. Os animais podem ser cultivados em ambientes naturais, como lagos, lagoas, rios, oceano e mar, ou em tanques artificiais. Outra forma de cultivo, são os viveiros escavados no solo com entrada e saída de água.
A aquicultura destaca-se por ser uma atividade competitiva sustentável para a produção de alimentos. Dessa forma, além de diminuir os impactos ambientais, a metodologia sustentável gera novos empregos, melhora a produção de alimentos, e, consequentemente, reduz a pobreza no país e mostra que a sustentabilidade é possível na produção de alimentos.
Historicamente, a aquicultura teve início há 4 mil anos, durante o período Paleolítico, com o desenvolvimento de sistemas de criação de carpas e tilápias, as duas espécies mais cultivadas no mundo, por chineses e egípcios. Essa prática, atualmente, envolve plantas e animais aquáticos, como, por exemplo, peixes, crustáceos, anfíbios e répteis. O crescimento mundial e expansivo da aquicultura deu-se a partir do século XX e, hoje em dia, tem um potencial de crescimento significativo, visto que possui uma tecnologia de fácil compreensão e com baixo custo para implementação, afinal, a atividade pode ser realizada em oceanos, o que corresponde a 70% da superfície do planeta!
A atividade de aquicultura pode produzir alimentos saudáveis em escala mundial, conseguindo reduzir impactos ambientais, como as mudanças climáticas, que afetam diretamente a temperatura da água dos oceanos e evita a morte de corais, berçários naturais e variadas espécies marinhas.
No Brasil, a aquicultura torna-se extremamente atraente, pois o país conta com grandes bacias hidrográficas, como a Amazônica, do Paraná e de São Francisco, e, além disso, nosso país possui 7.652 km de extensão de costa litorânea, o que corresponde a 33% do território nacional. O Brasil tem condições de se tornar destaque mundial na produtividade da atividade, porém, é necessário investir na inovação para que existam mais incentivos na qualificação profissional.
O investimento em tecnologia e instituições que desenvolvem aquicultura pode ser uma grande fonte de geração de emprego, contribuição para produção de alimentos de forma sustentável, redução da pobreza e, consequentemente, trará desenvolvimento e melhorias econômicas para o país.
A Alfakit preparou este blog para mostrar as vantagens da aquicultura para o crescimento do Brasil e na promoção da sustentabilidade. Se você ficou interessado em investir nessa atividade e deseja entender mais sobre essa metodologia que tem tanto a acrescentar no cultivo sustentável de alimentos, entre no nosso site e conheça os nossos produtos!