Dia do Químico: a Alfakit agradece o bom desempenho dos químicos da sua equipe.

Dia do Químico: a Alfakit agradece o bom desempenho dos químicos da sua equipe.

Postado em:

Hoje, dia 18 de junho, comemoramos o Dia do Químico. Este profissional está presente em várias áreas do mercado, devido a sua tamanha importância. Mas, hoje, gostaríamos de falar de um químico em especial: Leo de Oliveira, como é carinhosamente reconhecido por seus funcionários, fundou a Alfakit há 32 anos, com objetivos que têm origem, na verdade, nos seus tempos de infância.

O sonho de fundar uma empresa que fabricasse produtos destinados a análises de solos e efluentes, portanto, nasceu da sua primeira aproximação direta com a química.

Leo lembra, nostálgico, de quando ainda era menino, há mais de 50 anos, e ganhou seu primeiro kit laboratório, que até hoje guarda com carinho, de um técnico vindo do Japão a fim de realizar análise de solos para seu avô.

A partir daí, nascia uma relação que viria ser a mais duradoura de sua vida: a paixão pela química.

Junto com ela, começou a crescer o desejo de aproximar a química de outras pessoas, possibilitando que, assim como foi para ele, essas pessoas também tivessem a facilidade de aprender como as análises funcionam na prática.

Hoje, seu sonho já foi realizado. É possível encontrar na Alfakit inúmeras opções de kits para serem manuseados por pessoas sem uma formação técnica na área. Assim, alunos do ensino fundamental são capazes de aprender com os testes, sozinhos ou na sala de aula, da mesma forma que os produtores de aquicultura conseguem manter seu trabalho com os kits fabricados pela nossa empresa.

Um projeto tão lindo não seria tão bem realizado se não fosse o empenho de seus funcionários, por isso, em depoimento, Leo, hoje químico industrial e dono da empresa, faz questão de agradecer aos seus colaboradores: 

“Eu quero agradecer à toda equipe técnica da área de química da Alfakit, assim como todos os demais setores da empresa, por tornar esse sonho em realidade, além de proporcionar a segurança necessária para dar continuidade a ele….

Agradeço também a todos os químicos que confiaram em nosso trabalho, como também aos técnicos de outras áreas que utilizam nossos kits para o exercício da sua profissão ou da sua pesquisa”.

 

 

Assim como Leo, neste Dia do Químico, gostaríamos de reconhecer todo o empenho da nossa equipe de químicos que, ao longo de tantos anos, contribuiu, em diversos setores da empresa, para o desenvolvimento de produtos que realmente fazem a diferença no mercado.

Se hoje a Alfakit é referência no mercado nacional, isso dá-se graças ao trabalho de químicos, como a Joice Fuhrmann, graduada em Química Ambiental, licenciada em Química pela UCPel e especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Uninter. 

Para ela, o Dia do Químico é uma data muito importante. Afinal, lembra de profissionais que, como ela, não ficam na “linha de frente”, mas atuam nos bastidores, fazendo com que tudo dê certo, contribuindo para os processos funcionarem, de forma que os produtos cheguem com qualidade para os clientes e nossa vida seja preservada.

Ela ainda reforça a importância  da preocupação que os químicos têm em preservar a natureza:

“Tratamos o ar, a água, o solo. Somos e sempre seremos determinados a buscar um planeta com mais sustentabilidade e autossuficiência. Temos sede em produzir mais utilizando menos, minimizando desperdícios e resíduos… isso é química, isso é ser químico: é amor à profissão, amor ao próximo e ao meio ambiente.” 

A empresa também conta com diversos técnicos em química que ainda buscam mais conhecimento por meio da graduação na área, é o caso da Amanda Kaori Siratsute.

Ela é técnica em Saneamento pelo Instituto Federal de Santa Catarina e está se licenciando em Química pela mesma instituição. O fato da química estar presente em diversas áreas de sua vida é o que mais a fascina, fazendo com que ela continue estudando na área.

Vitor Alexandrino de Lima, que trabalha no laboratório de produção da Alfakit, conta que sempre foi incentivado por seus pais a questionar tudo o que via.

Tal forma de encarar a vida o levou para mais perto da química, visto que ele a enxerga como uma forma de encontrar as respostas para dúvidas simples e complexas que sempre tivera, afinal, a química percorre várias áreas da nossa vida. Por isso, hoje ele dedica seu tempo estudando química para se tornar bacharel pela UFSC, além de contribuir com o conhecimento adquirido trabalhando em nosso laboratório

Assim como ele, nossas colaboradoras Makeli Lima do Nascimento e Brenda Lage, técnica em Química pelo IFSC e licencianda em Química pela mesma instituição, respectivamente, também contam como estudar química despertou o constante questionamento de como tudo funciona, e transformam isso em combustível para estimulá-las a continuar estudando e trabalhando na área.

Para Felipe Gentil Martins, que também estuda para se graduar na área, a química está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas e, por isso, também parabeniza todos os seus colegas de profissão.

Joyce Amaral Silveira, formada em bacharel e em licenciatura em química pela UFSC, acredita que ter exercido a profissão de professora, antes de ingressar na Alfakit, a fez descobrir o dom de ensinar. Para ela, saber transmitir conhecimento é o que lhe permite atuar como consultora de vendas atualmente, proporcionando todo o apoio de que o cliente precisa.

A profissional ainda ressalta a importância dos serviços da nossa empresa:

“A Alfakit desenvolve tecnologias sustentáveis, como kits para análise de água, solos e efluentes. De certa forma, a nossa empresa contribui para o desempenho da vida de outras pessoas e de empresas. Eu diria que somos os facilitadores do trabalho dos nossos clientes, já que, em sua maioria, trabalham na indústria química. Por isso, é gratificante trabalhar em uma empresa fundada por um químico, e que contribui, de forma tão especial, para o bom desempenho de outros profissionais.”

Um feliz Dia do Químico para todos os profissionais!