A importância de ter um solo fértil para a agricultura!

A importância de ter um solo fértil para a agricultura!

Postado em:

Para que o alimento chegue até a mesa da sua casa é necessária uma série de etapas que consideram a qualidade do que é produzido. O agricultor, peça fundamental neste processo, tem a missão de fornecer água e os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável das plantações. Como isso é possível? Com o uso de produtos e equipamentos criados especialmente para essa finalidade. Na Alfakit, é possível encontrar uma grande diversidade de kits que analisam e controlam a qualidade da água, além de lhe garantir um solo fértil.

Para que você entenda a importância de manter a qualidade do solo e como isso impacta diretamente na sua vida, produzimos um artigo completo com tudo o que você precisa saber. Confira!

 

O que é um solo fértil?

O solo é um elemento imprescindível para as atividades agrícolas, portanto, é fundamental que os aspectos nutricionais sejam constantemente avaliados para garantir o crescimento saudável das plantações. Para isso, o agricultor deve ficar atento em fornecer água e nutrientes nas proporções adequadas, tanto para o crescimento, quanto para a produtividade. Um solo fértil e produtivo deve ter as características químicas necessárias para que certas substâncias estejam sempre disponíveis e sustentem o crescimento das plantações, mantendo assim o equilíbrio nutricional.

 

O que pode causar a infertilidade do solo?

Normalmente o solo pode apresentar dois problemas que afetam diretamente a sua fertilidade: o Ph e a taxa de erosão. O Ph é o responsável por indicar o nível de acidez do solo. Por outro lado, a erosão é a própria degradação da terra. O solo fértil necessita que esses fatores sejam bem observados pelo agricultor, pois quanto mais elevadas essas taxas estiverem, mais difícil será para as plantações prosperarem. Portanto, a dica é deixar as taxas de pH e de erosão sempre equilibradas para não prejudicar a sua produção.

Além disso, outras questões devem ser acompanhadas de perto para que o solo não seja prejudicado e, consequentemente, o seu negócio amargue sérios prejuízos. Dá só uma olhadinha em outros fatores que podem causar a infertilidade do solo:

  • Compactação do solo;
  • Acidez, lixiviação ou volatilização de nutrientes;
  • Uso excessivo ou doses desequilibradas de adubos químicos;
  • Redução da atividade microbiana.

Você é agricultor? Então, para você poder conhecer a disponibilidade nutricional do solo, é imprescindível a realização de uma coleta e análise adequada. Dessa forma, é possível acompanhar a saúde da sua produção, evitar problemas futuros e propor a recomendação correta de fertilizantes e corretivos.

 

Conheça a nossa linha completa de produtos para análise do solo

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido a importância de cuidar e observar possíveis problemas na qualidade do solo da sua propriedade, não é mesmo? Isso porque a perda de nutrientes afeta não só a sua produção, mas sim toda a cadeia produtiva que se inicia na plantação e termina na mesa do consumidor. A perda de qualidade nos solos prejudicam gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar de toda uma população.

Ou seja, para evitar que isso aconteça na sua produção e afete negativamente o seu negócio, invista em uma boa análise do solo. É através desse procedimento que você observará a quantidade de nutrientes disponíveis, bem como as propriedades químicas, físicas e biológicas que influenciarão na fertilidade e nutrição da sua plantação. Com a Alfakit, você poderá determinar com exatidão o que precisa ser adicionado ao solo, sem desperdícios e gerando ganhos na sua produtividade.

 


Acesse o nosso site e conheça o catálogo completo de kits e equipamentos desenvolvidos para os solos agrícolas! A Alfakit possui uma equipe especializada para desenvolver o produto que você precisa para alcançar o resultado que tanto espera. Fale conosco e solicite um orçamento!