Educação ambiental: como você pode levar para sua escola

Educação ambiental: como você pode levar para sua escola

Postado em:

Trabalhar a conscientização e a importância do meio ambiente não é uma tarefa fácil. Isso requer dedicação e, acima de tudo, engajamento dos envolvidos na causa. Por isso, trabalhar questões relacionadas à educação ambiental se torna um desafio. Mas você sabe como viabilizar ações ambientais em sua escola? Pensando nisso, preparamos um post com algumas dicas que podem ajudá-lo no fomento da educação ambiental na instituição em que você leciona.

Como fomentar o uso consciente dos recursos naturais

Uma possibilidade de abordagem junto aos alunos consiste em ações que trabalhem a conscientização do uso racional dos recursos naturais (água, energia, entre outros). Campanhas e palestras que abordem temas relacionados também podem ser uma possibilidade para ampliar as ações de educação ambiental. Lembre-se de aproximar essas ações ao dia a dia dos estudantes, o que pode facilitar (e muito) a compreensão do tema.

1. Levar os alunos a campo

Algumas questões ambientais passam a fazer mais sentido se vivenciadas e exploradas. Por isso, passeios e estudos feitos em campo podem ser ótimas opções para potencializar o aprendizado. Se você está trabalhando algum tema que pode ser exposto “além dos portões” da escola, busque proporcionar uma experiência diferenciada aos alunos. Dessa forma, o aprendizado pode ser ainda mais efetivo.

2. Realizar pesquisas e desenvolver projetos robustos

Muitas ações relacionadas à educação ambiental – seja no Brasil ou no mundo – são potencializadas por meio de projetos. A vantagem destes consiste na realização de um trabalho continuado, a médio e longo prazo, com resultados mais consistentes. Promover pesquisas sobre temas relacionados também é uma possibilidade a ser trabalhada com os alunos. A vantagem, em ambos os casos, consiste na realização de ações durante todo o ano, o que potencializa o aprendizado e o engajamento.

3. Promover aulas práticas

A realização de aulas práticas é outro recurso que pode ser altamente efetivo para promover a educação ambiental nas escolas. Fazer análises de água e identificar os aspectos físico-químicos desta, por exemplo, proporciona aos alunos uma vivência prática. O que antes era conhecido apenas por meio dos livros agora se torna visível, palpável – e isso pode fazer toda a diferença na hora do aprendizado.

Como viabilizar uma aula prática?

Para oferecer uma aula prática de qualidade, que agregue conhecimento e experiências diferenciadas aos seus alunos, é necessário utilizar alguns recursos essenciais. Porém, nem sempre é fácil encontrar produtos de qualidade, que deem condições de análises e participação efetiva dos alunos.

Pensando nisso, a Alfakit desenvolveu kits exclusivos, que possibilitam aos professores que atuam com educação ambiental a realização de uma aula completa. O Laboratório Móvel Ecológico, por exemplo, inclui equipamentos e reagentes passíveis de mais de 200 análises. Planeje sua aula e conte com a Alfakit para transformá-la em uma experiência ainda melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *