Na medida em que o mundo desenvolve-se, indústrias crescem e os meios de produção alcançam novos patamares, não é incomum a percepção de que a natureza tem perdido espaço para a expansão dos ambientes urbanos. Esse é um tema que vem sendo discutido há muitas décadas, inclusive nos projetos de educação ambiental nas escolas.
Para quem educa, a todo momento podem ser traçados paralelos com essa questão, pertinente em tantas áreas de conhecimento. Entretanto, em muitos ambientes de ensino pode ser um desafio transmitir o conhecimento e despertar o interesse por um tema que, de tão familiar, pode ser percebido como trivial por estudantes de variadas idades. Com o intuito de contribuir com a superação desse desafio e auxiliar você, educador, selecionamos os pontos-chave que devem ser trabalhados com seus alunos para que eles adquiram o gosto pelos temas relacionados à preservação do meio ambiente.
O ponto de partida para que alguém comece a tomar consciência acerca da importância da educação ambiental nas escolas é o reconhecimento do quanto esse tema é relevante numa escala global.
É normal que estudantes embasem suas percepções a partir daquilo que lhes é familiar, dos ambientes nos quais eles vivem. Porém, é papel do educador expandir a percepção de mundo que seus alunos têm, dando exemplos – positivos e negativos – do impacto que a preservação (ou a falta dela) do meio ambiente pode ter na vida de pessoas ao redor do mundo.
Outro ponto muito importante a ser abordado são os resultados que afetam o meio ambiente e que decorrem das ações de indivíduos, grupos e empresas.
Perceber as relações de causa e consequência entre aquilo que pode influenciar negativamente ou positivamente os ecossistemas – tendo em vista especialmente aquilo que foi praticado no passado – é de suma importância para que aquilo que é exercido e posto em prática seja menos oneroso para o meio ambiente, se não benéfico.
Uma das mais poderosas ferramentas de mudança de atitude ou de hábitos é a sensação de fazer parte e contribuir com uma causa maior.
Conciliando isso com a educação ambiental nas escolas, para que um de seus alunos sinta-se estimulado a aprender mais e a engajar-se com o tema, é importante ressaltar a função que ele, enquanto indivíduo, pode exercer para gerar resultados positivos.
Seja incorporando práticas “verdes” no dia a dia – como a separação do lixo, a redução do consumo de energia etc. –, seja cobrando essa consciência de representantes do povo ou mesmo de empresas, cada um pode contribuir, mesmo que de forma singela, com a preservação do meio ambiente.
Talvez um dos pontos mais cruciais relacionados à educação ambiental nas escolas resida no fato de que este é um tema que não possui início, meio e fim. Trata-se de uma matéria contínua, que exige manutenção e que deve ser desenvolvida e incorporada no próprio modus operandi das sociedades.
Considerando que o que se sabe hoje pode não ser suficiente amanhã, fica evidente a importância de que seja estimulado entre jovens o interesse por todas as questões que garantirão que a natureza em sua totalidade seja preservada no futuro.
Você realiza análise de água em seu laboratório, na sua produção de aquicultura ou no tratamento de água? Então, com certeza precisa saber a diferença entre a análise de cor aparente e a análise de cor real, além de ter em mente qual é a importância dessa análise. A Alfakit irá explicar cada detalhe para […]
02 de fev, 2022
A água é fundamental, tanto na indústria, quanto para nosso consumo. Para que ela seja utilizada ou consumida, é necessário identificar a sua qualidade e potabilidade, afinal, é possível contrair doenças ou prejudicar todo um trabalho industrial em casos de contaminação da água. E isso não é o que você ou qualquer profissional da área […]
13 de jan, 2022
A Alfakit esteve presente na 17ª edição da FENACAM, a Feira Nacional do Camarão. O evento, realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções de Natal (RN), é uma importante vitrine para os segmentos da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileira. No decorrer dos quatro dias de feira, foram realizados diversos […]
01 de dez, 2021