A natureza oferece muitos recursos ao seres humanos e para aproveitá-los melhor começamos a pesquisar e desvendar como seria possível criar animais de uma forma controlada, para alimentação e outros fins.
Foi assim que surgiu a aquicultura, há mais de 4 mil anos, de acordo com alguns registros. Trata-se da prática de criação de organismos aquáticos visando a um benefício humano. A aquicultura pode ramificar-se por diversas especialidades. Alguns exemplos são: piscicultura, a criação de peixes; carcinicultura, a criação de crustáceos; ostreicultura, a criação de ostras; ranicultura, a criação de rãs; entre outras.
Para que qualquer organismo vivo possa desenvolver-se e manter-se saudável, certos fatores e elementos são necessários. Entre aqueles que estão envolvidos com a aquicultura, essa é uma questão a ser respondida diariamente, cuja resposta varia de caso a caso.
Exemplificando de uma forma bastante básica: sabe-se que a vasta maioria dos peixes naturais de água salgada não poderia ser criada em água doce, assim como os de água doce em água salgada.
Só que na aquicultura existem muitas outras variáveis que podem impactar negativamente ou positivamente os trabalhos de quem visa à criação de organismos aquáticos, sendo a qualidade da água um dos fatores mais importantes.
Para que o melhor resultado possível seja obtido, é necessário verificar constantemente a qualidade da água na qual esses organismos são criados, tendo em vista as necessidades de cada um. Agora: como fazer isso?
Atualmente, quem trabalha ou estuda a aquicultura dispõe de muitas opções quando se trata de fazer análises e medir a qualidade da água com que se trabalha. Colocando a praticidade como prioridade sem abrir mão da confiabilidade das análises, é possível encontrar no mercado kits e equipamentos que podem ser vantajosos para quem busca itens de fácil utilização e obtenção rápida de resultados.
É possível adquirir dispositivos portáteis capazes de realizar análises como a medição de salinidade, oxigênio, pH e outros elementos de forma prática e acessível, seja você um produtor, seja um estudante do tema.
O kit para análise de sulfato verifica a quantidade do sulfato presente na amostra em questão, através da reação entre o íon do sulfato e o cloreto de bário e quanto mais turva a amostra indica maior concentração de sulfato. A Alfakit possui um vasto catálogo exclusivo para análise da presença de sulfato na amostra, […]
01 de out, 2024
O pH (potencial hidrogeniônico) indica os níveis de acidez, neutralidade ou alcalinidade em uma substância, sendo fundamental em diversos processos industriais e laboratoriais. Sua medição é feita em uma escala de 0 a 14, onde valores abaixo de 7 indicam acidez, acima de 7, alcalinidade, e o valor 7 representa neutralidade. Para garantir medições precisas […]
26 de set, 2024
Prático, leve e completo, o kit para análise de fósforo pode ser utilizado por produtores de peixes e frutos do mar; por companhias de tratamento de águas e de efluentes; por indústrias; por educadores ambientais e até mesmo em universidades e laboratórios. O uso do kit para análise de fósforo é importante, principalmente, por dois […]
24 de set, 2024