Quais recursos usar em uma aula prática de educação ambiental

Quais recursos usar em uma aula prática de educação ambiental

Postado em:

A escola é base da educação de toda criança e tem influência direta na formação de cidadãos conscientes. Por isso a importância de se tratar a questão da aula prática de educação ambiental em sala de aula: é um processo que visa formar uma população mais consciente.

Segundo o Art. 10 da Política Nacional de Educação Ambiental, “a educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal”.

As aulas seriam voltadas para a conscientização ambiental, ensinando o aluno a conviver e preservar o meio ambiente. É, portanto, função do professor apresentar metodologias criativas que estimulem a atenção e a participação do aluno, promovendo a conscientização ambiental.

Uma das grandes ferramentas das escolas são as aulas práticas. É justamente através dessas metodologias que os alunos aprendem a conciliar teoria e prática. As aulas em parques, praças, hortos, zoológicos e até no pátio das escolas estimulam a criatividade, a imaginação e a compreensão dos pequenos.

Fazer análises de água e identificar os aspectos físico-químicos desta, por exemplo, proporciona aos alunos uma vivência prática. O que antes era conhecido apenas por meio dos livros, agora se torna visível, palpável – e isso pode fazer toda a diferença na hora do aprendizado.

Várias atividades contribuem para ampliar o conhecimento das crianças, como a coleta seletiva do lixo, por exemplo, que deve ser praticada na sala de aula e em casa. Oriente o aluno a separar o lixo, mostrando o que pode ser reutilizado e o que pode voltar para a natureza e ensinando que o lixo da escola deve ser recolhido e nunca ir para o chão, para evitar estragos ao meio ambiente. Atividades de campo também são perfeitas para esse tipo de experiência.

Aulas interativas e divertidas são ótimas para chamar a atenção da criançada. Um bom exemplo disso é pedir para as crianças criarem um radiojornal sobre os cuidados que as pessoas precisam ter com o meio ambiente. Com essa atividade, elas vão pesquisar, buscar informação e ainda conseguirão transmitir a mensagem para outros alunos.

Outro recurso bem cotado corresponde a pedir para que os alunos criem trabalhos que procurem explicar as causas das tragédias naturais. Ao checarem os fatores que levam ao evento, os alunos aprenderão sobre as atitudes que precisam ser tomadas para que o pior não aconteça. O incentivo à pesquisa e investigação é o caminho para provocar a elaboração de soluções.

Equipamentos que podem auxiliar nas aulas

Com o objetivo de oferecer a melhor experiência e aprendizado aos seus alunos, as escolas buscam investir em alguns recursos para melhorarem suas aulas práticas. No entanto, não é fácil encontrar produtos de qualidade, que ofereçam aos estudantes uma experiência marcante e uma participação efetiva em cada aula prática sobre educação ambiental.

Pensando nesse público, a Alfakit desenvolveu kits e equipamentos exclusivos para a análise de campo. Com eles, os professores conseguem desenvolver uma aula prática completa, oferecendo aos estudantes a melhor experiência acerca da aula prática sobre educação ambiental.

Ficou interessado? Então entre em contato através do loja@alfakit.com.br ou ligue para (48) 3029-2300 e saiba mais sobre os nossos produtos. Além dos melhores kits e equipamentos, oferecemos toda a assistência para deixar sua experiência ainda melhor. Planeje sua aula e conte com a Alfakit para transformá-la em uma experiência ainda melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *