Mês do Meio Ambiente!

Mês do Meio Ambiente!

Postado em:

As questões ambientais no mundo são de grande importância para conscientizar e estimular as boas práticas para nossos ecossistemas. Por esta razão no mês de junho a Alfakit fomenta o mês do meio ambiente, trazendo visibilidade à data comemorativa criada há quase 50 anos!

Foi na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, que a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. E já que o meio ambiente tem tudo a ver com a Alfakit, criamos um artigo completo para você entender a importância desta data e, quem sabe, começar a incorporar novos hábitos sustentáveis na sua rotina de vida, confira!

 

Comece agora mesmo, novos hábitos são mais que necessários

Esta data é tão significativa que é necessário mais que um dia para os assuntos relacionados ao meio ambiente serem debatidos. É por isso que o mês de junho é integralmente dedicado a importância de preservarmos este bem que pertence a todos nós! Mas, apesar de uma significativa mudança nos hábitos e na consciência de muitas pessoas ao longo das últimas décadas, a verdade é que, infelizmente, na prática, a temática ambiental se faz distante. A Alfakit tem o maior orgulho em produzir kits e equipamentos que analisam águas, solos e efluentes, com métodos que respeitam ao máximo o nosso meio ambiente! Sabemos que a consciência ambiental deve ser ensinada desde muito cedo, por isso, nosso catálogo possui produtos desenvolvidos especialmente para a educação ambiental em escolas e nas comunidades.

Mas, e você? O que têm feito para melhorar a sua rotina e torná-la mais sustentável? É muito importante ter a consciência de que pequenos atos podem contribuir positivamente para o bem coletivo! Seja o cuidado com o descarte correto do seu próprio lixo, o uso consciente da água que você consume no dia a dia ou na economia de energia, seja em casa ou no seu ambiente de trabalho. Cada uma dessas práticas é essencial para que a corrente de preservação e transformação do planeta esteja cada vez mais sólida!

 

A Alfakit contribui para o mês do Dia Mundial do Meio Ambiente

Para que esta data tão importante não passe em branco, a Alfakit propõe uma reflexão para você, que ainda não incluiu os hábitos mais sustentáveis na sua rotina. Já você, que está no caminho de construir uma consciência mais atenta as práticas que respeitam o meio ambiente, também está convidado a conferir a nossa entrevista com Miriam Prochnow, fundadora e vice-presidente da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). É a nossa forma de ampliar alguns conceitos sobre preservação e sustentabilidade. E mais do que isso, a Alfakit deseja que boas práticas sejam cada vez mais difundidas e aplicadas! A nossa parte já está sendo feita, vamos juntos construir uma sociedade mais consciente?

 

O momento é de praticar as boas ações sustentáveis

Conservação e preservação são termos recorrentes quando o assunto é meio ambiente, afinal, mais do que proteger, é extremamente importante garantir o desenvolvimento saudável da fauna e da flora. Os últimos anos têm sido difíceis, pois chegamos a um nível crítico de devastação das florestas. Segundo a ambientalista Miriam Prochnow, apesar de o cenário ser tão desafiador a quem está envolvido com a causa ambiental, esta data dedicada ao meio ambiente deve sim, ser comemorada:

Enquanto nós estivermos vivos e tivermos áreas ambientais, natureza a ser protegida, preservada e restaurada, nós temos que comemorar! Significa que ainda estamos aqui e ainda temos um papel importante pela frente. O Dia do Meio Ambiente deve ser uma data em que cada um coloque a mão na consciência e pense no papel que pode desempenhar para implantarmos, de fato, a conservação e a restauração ambiental tão necessária. É muito mais que um dia de reflexão, é um dia para que as pessoas se coloquem em contato com a natureza, com o meio ambiente e pensem naquilo que cada um pode fazer para que as coisas melhorem!”, diz.

De acordo com um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais de 4,7 milhões de hectares de florestas são perdidos todos os anos no mundo, área maior do que o tamanho da Dinamarca. E mais, o estudo ainda destaca que a humanidade está usando cerca de 1,6 vezes a quantidade de serviços que a natureza pode fornecer de forma sustentável. Miriam destaca que o conceito de “desenvolvimento sustentável” se baseia na possibilidade de vivermos em um mundo equilibrado, onde todas as variáveis são consideradas. Mais do que praticarmos a sustentabilidade ambiental, social e econômica, é fundamental pensarmos em outros aspectos que consideram a sustentabilidade ética, emocional e cultural:

Acredito que é possível construirmos e vivermos em um mundo equilibrado e cuidando do meio ambiente com todos esses aspectos, desde que as pessoas queiram fazer isso e desde que aceitem viver de forma mais simples. Viver com aquilo que precisamos para viver. Com comida de qualidade, água de qualidade, moradia de qualidade, com um trabalho que nos dê satisfação, que faça com que a gente produza o que precisa ser produzido para uma vida em comunidade. Precisamos ter um desapego a algumas coisas que não são necessárias. Ter um nível de vida simples, que nos dê tudo que é essencial, mas de uma forma mais simplificada”, alerta a ambientalista.

A natureza não aguenta, ela não tem recursos suficientes para que todo mundo tenha um padrão de vida onde o consumo desenfreado e a escolha por produtos que são usadas apenas uma vez e depois vão para o lixo! É fundamental avaliarmos a nossa forma de produção e o padrão de consumo, para termos um futuro mais sustentável!”, completa.

Viu só como existem várias atitudes que podem ser aplicadas no seu cotidiano e que contribuirão e muito para a nossa vida neste mundo? Vamos juntos atuar em conjunto e caminhar para um futuro melhor e mais consciente!