A água é fundamental, tanto na indústria, quanto para nosso consumo. Para que ela seja utilizada ou consumida, é necessário identificar a sua qualidade e potabilidade, afinal, é possível contrair doenças ou prejudicar todo um trabalho industrial em casos de contaminação da água. E isso não é o que você ou qualquer profissional da área deseja, certo?
Preparamos este texto para contar um pouco sobre as análises físico-química e microbiológica, pois elas têm suas diferenças e são fundamentais no processo de verificação da qualidade da água. Vale ressaltar que aqui, na Alfakit, temos os equipamentos ideais para você realizar sua análise.
A análise físico-química é necessária em todos os processos de fabricação de produtos, sejam eles ligados ao consumo diretamente ou não. Com ela, é possível determinar se elementos da água possuem alterações. Hoje, temos leis que tornam necessário analisar a qualidade da água que está na própria formulação dos produtos, mas também analisar a água que faz parte das outras etapas, como: limpeza do ambiente, higienização de utensílios, entre outras.
Como o próprio nome informa, na análise físico-química são inspecionados os padrões físicos e as composições químicas da água. Ou seja, são analisados pH, cor, turbidez e odor, indicadores que determinam a boa potabilidade.
Agora, quando falamos de análise microbiológica, estamos tratando de uma investigação relativa à presença ou não de coliformes fecais e coliformes totais na água, que podem ou não ser patogênicos. Esses microrganismos, assim como os aspectos analisados na análise físico-química, também estão ligados diretamente à potabilidade. Isso porque são os principais agentes patogênicos relacionados à contaminação da água.
Portanto, podemos concluir que as análises físico-química e microbiológica da água são fundamentais para a determinação da potabilidade e boa usabilidade da água para indústrias e consumo. Porém, cada uma é responsável por analisar determinados aspectos da água. Enquanto a primeira analisa a parte física e química, outra está relacionada à biologia, ou seja, aos microrganismos presentes na amostra analisada.
A determinação dos níveis de oxigênio na água é o principal índice que determina a possibilidade da proliferação de uma colônia aquática. Por conta disso, o investimento em colônias de camarões e peixes só deve ser iniciado após a aquisição de um oxímetro aquicultura. Esse aparelho cumpre com precisão a tarefa de avaliação da quantidade […]
25 de nov, 2024
O kit para medir DBO verifica a Demanda Bioquímica de Oxigênio presentes na amostra e avalia diretamente o impacto ambiental do local em questão, pois o teste é realizado por 5 dias a uma temperatura constante em 20 ºC. Para que o kit para medir DBO realize a medição de forma exemplar é necessário coletar […]
13 de nov, 2024
Um kit para análise de cloro traz a comodidade que o consumidor procura, porque nele estão contidas todas as ferramentas necessárias para realizar um teste rápido, sem abrir mão da alta performance. Sendo assim, o processo é otimizado. Partindo do princípio de que a água para consumo deve estar cristalina e sem odor, o kit […]
06 de nov, 2024